Shopping Center: otimismo em expansão permanente!

Novos empreendimentos contam com a Locabens em todo o país.

O cronograma das administradoras de shopping possui 22 empreendimentos com inauguração planejada para os próximos meses. Serão 4.500 novas lojas e ainda haverá fôlego para ampliações significativas em muitos dos 379 shoppings já estabelecidos no Brasil.

Esse otimismo nos investimentos, mesmo durante o período mais tenso da crise econômica internacional, acontece devido ao crescimento no público freqüentador dos mercados de variedades da era moderna. A circulação mensal nos shoppings do país ultrapassa 325 milhões de visitantes, condição que foi beneficiada pelo aumento de 30% na capacidade de consumo da população, em três anos.

Por conta da variedade em mercadorias e serviços que os estabelecimentos contemporâneos reúnem em um só local, e também devido à queda que a crise global causou ao setor Turismo, a procura por lojas para locação aumentou continuamente nos últimos anos, situação que a Associação Brasileira de Shopping Center – ABRASCE, aponta como determinante para impulsionar investimentos.

Primeiro shopping inaugurado na capital paulista, em 1966, o Iguatemi foi ampliado em 2007. A Matec Engenharia ficou responsável pela intervenção e para garantir total segurança nas operações de movimentação vertical em uma das regiões mais valorizadas da cidade, escolheu os equipamentos e serviços especializados da Locabens. Na mesma região, o Shopping Eldorado recebeu melhorias em 2006 e com anos de vida a menos, o Raposo Shopping encerrou a sua primeira fase de expansão em 2008, com nova etapa de ampliação planejada para começar no primeiro semestre do ano seguinte. Ambas sob o comando da CPI Engenharia, e com apoio das gruas da Locabens. “Na ampliação do Iguatemi, usamos uma grua móvel de 100 t/m (toneladas métricas), com 30 m de altura e laça de 45 m. Montado sobre trilhos instalados no estacionamento da rua Maffei Vita, esse equipamento ganhou ainda mais mobilidade e conseguiu atender muito bem às necessidades da obra, com acesso rápido à grande parte do canteiro e respeitando as limitações de espaço do local”, relembra Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens.

Paulo destaca o desempenho das duas gruas Potain MC115B usadas na operação da Gafisa, durante a ampliação do Eldorado, que ganhou nova praça de alimentação e as nove salas do Cinemark, e na construção da Eldorado Business Tower. “Nesse shopping a situação foi diferente. Havia espaço para operarmos mais equipamentos simultaneamente, e a necessidade da empresa era ganhar tempo, mas com precisão, segurança e sem causar transtornos aos prédios vizinhos. Usamos duas Potain com 50 e 30 m de lança cada, e foi possível aproveitar toda a eficiência que as gruas de lança horizontal oferecem, sem interferências e com 360 graus de giro livre“, explica.

Outro shopping que ainda não completou a maioridade e também receberá melhorias em 2009, será o Pátio Higienópolis. Em uma área cercada por edifícios residenciais, a Locabens usará uma Potain MC310 K 12 com capacidade de 300 t/m, também sobre trilhos e com torre de 52 m de altura. “Nossa equipe ofereceu apoio total ao time da CPI Engenharia desde o início do projeto. Devido às restrições de espaço nas laterais, chegamos a pensar em gruas de lança móvel, mas após um estudo cuidadoso, concluímos que usar uma grua com lança horizontal mais curta e grande capacidade de carga, posicionada em uma torre alta, será a melhor alternativa”, comenta Paulo.

Entre os empreendimentos que já iniciaram obras, ou possuem início da construção programado para 2009, estão a iTower do Shopping Iguatemi Alphaville, em Barueri, com inauguração prevista para o ano que vem; o Shopping Vila Olímpia, que abrirá as portas ao público em novembro, e a conclusão de três novos complexos com a bandeira Boulevard Shopping, em Brasília-DF, Belo Horizonte-MG e Belém-PA. Segundo o diretor da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, uma das empresas envolvidas na obra em Barueri, Cláudio Dall’Acqua, “esse projeto não seria possível se não fosse a qualidade das empresas e profissionalismo dos especialistas envolvidos”.

Em Belém, Francisco Dias de Souza Neto, supervisor técnico da Locabens, afirmou que ambas as gruas em operação permanente desde setembro superaram as expectativas da equipe responsável por auxiliar o time da Construtora OAS, tanto em velocidade de operação, quanto em versatilidade e segurança. Paulo Carvalho ressalta que em 2006, a Locabens também participou da construção do Floripa Shopping, em Santa Catarina, um empreendimento da mesma Aliansce Shopping Centers, proprietária do futuro Boulevard em Belém. “No sul, o projeto usou uma Richier 1372B, com capacidade de 240 t/m. Havia espaço e necessidade de elevação precisa de volumes grandes. Já em Belém, como o espaço é menor e está no bairro de maior valorização da cidade, a nossa sugestão foi aproveitar a agilidade da linha ‘city crane’ Potain, através de duas versáteis MC 115B, assim como foi feito no Eldorado de São Paulo. Com baixa emissão de ruídos e capacidade para movimentar até seis toneladas, em raio de 17 metros, e 1,8t na extremidade máxima da lança, a 50 m da torre, nossas duas gruas ofereceram precisão e acesso fácil em toda a área e pavimentos da obra”, afirma.

Com mais de 100 empreendimentos ligados a shoppings no ‘currículo’ e 35 anos de experiência em implantação, operação e assistência técnica de gruas, a Locabens se tornou referência para o Setor e participa ativamente da expansão vivida no mercado nacional. “Colaboramos na construção e em ampliações de estabelecimentos como o Barra Shopping e o Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, e os shoppings Villa Lobos, Metrô Santa Cruz, Bourbon Pompéia e SP Market, em São Paulo, entre muito outros. Normalmente esses empreendimentos são construídos em regiões movimentadas e, nessa circunstância, além da variedade de modelos disponível em nosso parque de gruas, o know how da equipe técnica Locabens faz muita diferença!”, explica Paulo.

Razão contagiante para esse entusiasmo, o crescimento do setor Shopping Center é rápido, mas se mantém alinhado à nova realidade econômica do país e da vida nas grandes cidades. Se na década de sessenta, quando chegou ao Brasil, o Comércio era a principal bandeira dos novos complexos, atualmente a vocação dos shoppings está em agregar Serviços às facilidades em localização e conforto oferecidas por ambientes atraentes, seguros e longe de intempéries. Bancos, academias, cinemas (a quantidade de salas de exibição em shoppings dobrou em 10 anos), laboratórios, serviços públicos e até unidades de ensino são comuns em todos os novos empreendimentos.

Os shoppings brasileiros empregam 730 mil pessoas, oferecem 647 mil vagas para estacionamento, e faturaram R$ 64,6 bilhões em 2008. Somente em 2009, o Setor crescerá 8% e algumas previsões esperam números anuais com dois dígitos até 2011.

Boulevard Shopping Belém – PA
Grua Potain MC 115B

120 Toneladas métricas
Lança de 50 metros (intercambiável com lanças de 25 até 50m)
Altura de até 44 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 44m
Carga máxima de 6T

Carga a 50m: 2,2T

Shopping Bourbon Pompéia – São Paulo -SP
Grua Potain MCi 85A

70 Toneladas métricas
Lança de 50 metros
Altura de até 45 a 50 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 45 a 50m
Carga máxima de 5T
Carga a 50m: 1,3T

Shopping Eldorado – São Paulo-SP
Grua Potain MC 115B

120 Toneladas métricas
Lança de 50 metros

Altura de até 44 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 45m
Carga máxima de 6T
Carga a 50m: 2,2T

Shopping Floripa – Florianópolis-SC
Grua Richier 1372B

240 Toneladas métricas
Lança de 50 metros
Altura de até 35 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 35m
Carga máxima de 12T
Carga a 50m: 4,5T

Shopping Iguatemi – São Paulo-SP
Grua BPR 5091

100 Toneladas métricas
Lança de 45 metros
Altura de até 30 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 30m
Carga máxima de 8T
Carga a 50m: 2,5T

Shopping Iguatemi Alphaville (iTower) – Barueri-SP
Grua Potain MC 175B

170 Toneladas métricas
Lança de 50 metros

Altura de até 140 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 140m

Carga máxima de 8T

Carga a 50m: 2,7T

Shopping Pátio Higienópolis – São Paulo-SP
Grua Potain MC 310 K 12

300 Toneladas métricas
Lança de 30 metros

Altura de até 52 metros úteis sem ancoragens

Altura de trabalho na obra: 52m

Carga máxima de 12T

Carga a 50m: 9,6T

Shopping Raposo – Osasco-SP (etapa 1)
Grua Potain MC 205B

200 Toneladas métricas

Lança de 50 metros (intercambiável com lanças de 25 até 50m)
Altura de até 35 metros úteis sem ancoragens

Altura de trabalho na obra: 35m
Carga máxima de 10T

Carga a 50m: 3T

Grua Richier 1372 B

240 Toneladas métricas

Lança de 50 metros

Altura de até 35 metros úteis sem ancoragens

Altura de trabalho na obra: 35m

Carga máxima de 12T

Carga a 50m: 4,5T

– Shopping Villa Lobos – São Paulo-SP
Grua Richier 1372 B

240 Toneladas métricas
Lança de 50 metros

Altura de até 35 metros úteis sem ancoragens

Altura de trabalho na obra: 35m
Carga máxima de 12T
Carga a 50m: 4,5T

Grua Richier 1295 B

170 Toneladas métricas
Lança de 50 metros
Altura de até 45 metros úteis sem ancoragens
Altura de trabalho na obra: 45m

Carga máxima de 12T
Carga a 50m: 3T

Grua BPR 5091

100 Toneladas métricas

Lança de 45 metros

Altura de até 45 metros úteis sem ancoragens

Altura de trabalho na obra: 45m

Carga máxima de 8T

Carga a 45m: 2,5T