Potain em atividade na Turquia

Gruas Potain gigantes trabalham em construção de hidrelétrica.

A participação da Potain em obras de infraestrutura e grandes empreendimentos, em todo o mundo, é realmente incomparável. A imagem acima foi registrada em 2010, durante o primeiro ano de operações para a construção da barragem em Boyabat Dam, no norte da Turquia.

O empreendimento sobre o rio Kizilimark, possui execução prevista em 54 meses, e consumirá 2,7 milhão de m³ de concreto moldado. Quando inaugurado, alcançará 195 m de altura, mais de 262 m de extensão, e poderá gerar 1,5 bilhões de kWh por ano. Aproximadamente 10% do consumo total da Turquia.

Especialmente para atender às necessidades dessa obra, a Potain adaptou quatro enormes gruas que atuam no transporte de concreto e movimentação de peças e equipamentos. No canteiro, foram implantadas duas Potain MD 1100, com lanças ‘curtas’ (55 m) e capacidade para movimentar até 40 t, ou 20 t em raio máximo. E também há duas gruas MD 2200, com lanças de 85 m e capacidade máxima de 64 t. Estas últimas, terminarão a obra trabalhando a 104 m e 225 m de altura, e por isso, foram equipadas com elevadores no interior da torre.

Segundo Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens, a Potain possui divisão corporativa especializada em soluções para gruas de aplicação especial, que acompanha de perto o empreendimento turco. E no Brasil, a Locabens mantém uma experiente equipe de engenheiros para planejar, implantar, supervisionar as operações, e garantir desempenho máximo dos equipamentos Potain locados ou vendidos no país.

A Locabens é representante exclusiva da Potain em todo o território brasileiro, e além de possuir o maior parque de gruas para locação e unidades de apoio e distribuição nas principais regiões, comercializa todos os modelos de grua da marca, presta assistência técnica especializada e distribui peças originais Potain/Manitowoc.