Gruas Potain atuam em ponte na Rússia

Projeto que construirá a mais longa ponte estaiada do mundo, também contempla recorde no prazo para conclusão.

Na Rússia, duas gruas Potain trabalham na construção que suspenderá a mais longa ponte estaiada do mundo. E com prazo para realização previsto em apenas 43 meses, a obra conta com a eficiência das máquinas da empresa líder mundial em gruas, para ser única também na velocidade em que será executada.

Quando terminada, a ponte de Russky Island irá superar a chinesa Sutong, atual recordista em comprimento e que também contou com gruas Potain em a sua construção, finalizada em 2008. O projeto russo, estabelecerá a ligação por terra, entre a região metropolitana de Vladivostok, e a ilha, ao sul da região oriental do país.

Para construir os pilares de sustentação na face do continente, desde o início de 2009, uma grua Potain MD 1100, com 60m lança e planejada para aplicações especiais, e uma Potain MDT 368, com lança de 40m, operam em conjunto. Segundo o engenheiro Vladimir Romanov, líder da equipe responsável pela obra, a opção pelo trabalho combinado entre as duas Potain tem o objetivo de acelerar o cronograma de trabalho. “A MD 1100 opera acima da MDT 368, que possui capacidade menor, mas é muito ágil e oferece grande apoio em movimentações”, explica. “A gruas trabalham para erguer um pilar que alcançará 320 m de altura. E tanto a MD 1100, com capacidade de 50 t, quanto a 368, foram implantadas em bases de 4 x 4m, com as torres ancoradas no pilar, que cresce dia após dia”, finaliza Romanov.

No estagio inicial, sem ancoragens, a MD 1100 operava a 81 m, e a MDT, a 74 m do solo. Nos últimos meses do projeto, as máquinas trabalharão acima de 320 m, e na altura máxima de 335 m, a MD 1100 realizará as movimentações mais desafiadoras no projeto, transportando blocos metálicos com massa de até 22 t, para a área de conexão dos cabos, no topo do pilar.

Representante exclusiva da Potain em território brasileiro, a Locabens atuou em implantação e operação de gruas de alta performance, durante obras para a construção de diversas pontes estaiadas. Entre elas, a mais famosa é a Ponte Otávio Frias de Oliveira, em São Paulo. Mas após mais de 3 décadas realizando os principais empreendimentos em todo o país, o portfólio da empresa reúne um conjunto incomparável de realizações. Segundo Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens: “Recentemente, comercializamos uma Grua Potain MC175B que opera na construção ponte estaiada sobre o rio Tietê, ligando a avenida do estado à Marginal do Tiete. E além da ponte estaiada da marginal pinheiros, também participamos da construção da Ponte Estaiada Paulicéia-Brasilândia, no interior de São Paulo”, relembra. “As operações de movimentação vertical em projetos como esses exigem equipamentos de primeira linha e confiabilidade total. Por isso, no Brasil ou do outro lado do mundo, na Rússia, a preferência é sempre Potain”, completa.

De volta à Vladivostok, a conclusão da obra sobre o Pacífico está programada para março de 2012, e segundo a empresa responsável pelo empreendimento, o desempenho das gruas Potain se mantém a frente do prazo.