Eficiência e segurança no padrão mundial Alimak Hek.

Elevadores de cremalheira da frota Locabens unem segurança máxima com desempenho e durabilidade.

A nova frota de elevadores de cremalheira que a Locabens trouxe ao mercado brasileiro, foi desenvolvida a partir de experiências bem sucedidas em grandes obras, minas e plataformas marítimas. E segundo o gerente comercial da empresa, Marco Carminatti, além de eficientes em economia energética e na relação trabalho x cronograma de manutenção, os elevadores Alimak Hek foram planejados para oferecer segurança segundo normas da Europa e Estados Unidos. “Ao agregar também a Alimak ao seu portfólio, a Locabens compôs o melhor pacote de equipamentos para movimentação vertical nas obras brasileiras”, comenta o engenheiro. “A frota de gruas Potain nas unidades regionais da Locabens, já oferecia a segurança da líder mundial em guindastes de torre, com facilidade de acesso em todas as regiões do país. E com a inclusão da Alimak, os nossos clientes poderão ampliar essa excelência em segurança e desempenho, também para a movimentação de trabalhadores”, conclui.

No primeiro evento Locabens para apresentação da Alimak Hek ao Setor Construção Civil brasileiro, um exemplar do elevador SC 45 FC 20/30 foi avaliado de perto por profissionais que lidam com esse tipo de equipamento diariamente. E através de explicações do especialista técnico Ricardo Pereira, da Alimak Hek do Brasil, muitas características foram detalhadas.

No display digital do painel, é possível programar o limite de carga admitido em cada viagem. O elevador não parte se estiver acima da carga máxima, e segundo Ricardo, o sistema dos elevadores Alimak Hek conta com exclusivas células de monitoramento, que podem auferir a carga real incorporada à cabine, sem sofrer variações devido à concentração de massa em áreas especificas. “Diferente de muitos outros elevadores que são baseados em projetos da década de 70, no SC 45 FC 20/30, o monitoramento é feito a partir das células instaladas junto à cremalheira, e registram o peso geral do conjunto”, explicou o especialista. “Na prática, considerando a capacidade standard do SC 45 FC 20/30, que é de 2 mil kg, isso significa que se uma carga de 1700 kg for colocada em um dos lados da cabine, o monitoramento irá determinar que ainda há capacidade para 300 kg, e o elevador funcionará perfeitamente. Em muitos modelos que não possuem o mesmo sistema, a carga concentrada paralisaria o equipamento, e gera muita dor de cabeça no dia a dia da obra”, afirmou Ricardo.

No quesito segurança, os elevadores de cremalheira Alimak Hek contam com tecnologia de última geração aliada a soluções de engenharia aprimoradas ao longo de mais de meio século de experiência. Além dos sensores de limite instalados nas portas e pontos estratégicos da cabine e área externa, soluções exclusivas como a rampa de carga e descarga automática, equipada com cancelas de segurança nas laterais, e acionada simultaneamente à porta, são diferenciais que permanecem exclusivos da empresa sueca.

O especialista da Alimak também explicou que o freio de segurança mantém um pinhão permanentemente conectado à cremalheira, e paralisa o elevador automaticamente, em espaço de um metro, caso o equipamento ultrapasse 54 m/min. “Em testes de monitoramento realizados pela Alimak, os freios de segurança são submetidos a mais de 100 repetições de acionamento, e mantém a precisão de parada em 1 metro, mesmo após todas as repetições. Nenhum modelo dos tradicionais elevadores que equipam o mercado alcança essa regularidade”, informa Ricardo.

Além das informações descritas na FICHA TÉCNICA do principal modelo de elevador de cremalheira que a Locabens oferecerá ao mercado brasileiro, para aluguel e venda, Ricardo ressaltou também algumas das características estruturais que aumentam a durabilidade do Alimak Hek SC 45 FC 20/30, frente aos modelos convencionais. O elevador apresenta estrutura modular metálica produzida em série nas unidades da própria Alimak, componentes elétricos e eletrônicos fabricados na Alimak da Suécia, e motor Italiano fabricado exclusivamente para os elevadores da marca. “Nossos elevadores são concebidos para oferecer alta performance em plantas industriais e obras no mundo todo. Por isso, detalhes como a qualidade dos materiais e solda; a pintura eletrostática a pó que reveste algumas peças, e a galvanização a quente com 60 microns de espessura, aplicada em outras; são características que refletem essa preocupação permanente em oferecer um equipamento eficiente e muito durável”, explica o especialista. “A versão que sai da fábrica é planejada para atingir 150m de altura. Mas conforme as necessidades de projetos especiais, com alterações simples nas primeiras sessões da torre, é possível adequar o elevador para que atinja 500 metros de altura, ou mais”, conclui Ricardo.

Acesse mais informações sobre o elevador de cremalheira Alimak Hek SC 45 FC 20/30, também através do texto sobre Custo x Benefício Alimak Hek e no texto: O elevador mais veloz do Brasil.