Plataforma Petrobras P53

O próximo desafio da Locabens.

Dique seco no porto de Rio Grande – RS

A Locabens irá colaborar com o Consórcio QUIP, responsável pela construção da plataforma P-53, da Petrobras, durante todo o processo de montagem da mega estrutura, no dique seco de Rio Grande – RS, com prazo para finalização em setembro de 2008.

Para esse projeto, a Locabens fornecerá 2 gruas de 360 toneladas métricas cada, com altura entre 35 e 40 m, por 50 m de lança, e 12 t de capacidade máxima de carga, sendo 6 t a capacidade de ponta. “Nosso time ficará responsável por operar na montagem de todas as grandes peças da estrutura que ficarão sobre o convés da embarcação. E para isso, as duas gruas possuem sistemas eletrônicos com inversores de freqüência em todos os movimentos, e sistema de elevação com motores em corrente contínua, que proporcionam alta precisão de movimentos e mais segurança, com triplo sistema de frenagem. Ou seja, há um freio eletrônico e outros dois hidráulicos”. Informou Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens.

A P-53 será uma plataforma do tipo Unidade de Produção Flutuante-FPU (plataforma de produção instalada sobre o casco de um navio petroleiro) com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo e seis milhões de metros cúbicos de gás / dia, além de gerar 92 megawatts de energia elétrica. “Além dos equipamentos e do minucioso projeto criado para a operação, disponibilizamos operadores qualificados para todo o período da obra e também para um programa de manutenções preventivas e corretivas que irá satisfazer plenamente as necessidades do projeto”. Afirmou Paulo.

“A presença da Locabens em outros empreendimentos da Petrobras, como os das construções das unidades P43, P47, P48, P50 e P54, trouxe para a empresa todo o expertise necessário para superarmos esse novo desafio” comenta Paulo. “Na montagem da P53, vamos iniciar o trabalho com equipes em dois turnos e quando ambas as gruas estiverem instaladas, a operação será em regime 24h, durante os 7 dias da semana.”, completou.

A construção da Plataforma FPSO Petrobrás P-53 está orçada em US$S 522 milhões e a estrutura entrará em operação em outubro de 2008, no campo de Marlin Leste, a 120 km da costa fluminense, na Bacia de Campos – RJ. “Para realizar esse projeto, o nosso departamento de engenharia planejou estruturas especiais para que as gruas sejam instaladas na própria embarcação, com correções para compensar a possibilidade de desnivelamento devido à movimentação do mar. Propusemos realizar a obra com segurança, mas em tempo aproximadamente 8% menor. Oferecemos criatividade com eficiência e a QUIP decidiu apostar na nossa competência”. Comemora Paulo.