Novo complexo corporativo na entrada de Alphaville

Grua Potain MCi-85A assegura o ritmo certo às obras da Canopus.

O Canopus Corporate Alphaville, investimento da Construtora Canopus, especializada em empreendimentos de alto padrão, será o mais novo complexo corporativo da Avenida Tamboré, em Alphaville, e talvez o último a encontrar espaço na região da entrada do centro comercial mais próspero de São Paulo.

Com área de 1.220 m², o empreendimento possui 2 torres com 31 andares cada uma, incluindo oito níveis de garagens, além de mall com lojas e espaço para apoio ao centro comercial. O Canopus ainda contará com sistema de monitoramento CFTV, catracas eletrônicas, sistema de transferência de dados, voz e imagens por fibra ótica, entre outras facilidades, cercadas por fachadas imponentes com sistema de pele de vidro e granito flameado.

Sustentabilidade é uma das preocupações da construtora no empreendimento. Por isso, a Canopus escolheu equipamentos como os elevadores ecológicos Gen2 Comfort, da Otis, de alta velocidade, com sistema de regeneração de energia e sem casa de máquinas, e outras novidades com alta tecnologia.

Atualmente, em empreendimentos desse porte, o mercado da construção civil tende a priorizar materiais ecologicamente corretos e adotar soluções inteligentes. Melhorar a qualidade do ar no ambiente interno e maximizar o aproveitamento de recursos como luz solar e potencial eólico também são prioridade. No Brasil, segundo a ONG americana Green Building Council Brasil – GBC, as edificações consomem cerca de 21% de toda a água tratada, 42% da energia e respondem por 60% dos resíduos produzidos. De acordo com o GBC, entre 2005 e 2008, o uso de soluções sustentáveis na construção civil cresceu 27% e deve alcançar 53% já em 2013.

A Construtora é mais uma que decidiu investir em Barueri, município paulista que há mais de três décadas atrai investidores através de política tributária fundamentada em impostos e taxas significativamente baixos, para incentivar a atividade empresarial. Segundo o diretor de marketing e vendas da Canopus, Tárcio Barbosa, a expansão para novos mercados é um dos desafios recentes da empresa. “Temos concorrentes respeitáveis, mas conseguimos nos manter entre as mais conceituadas do país, despontando como referência em pontualidade, padrão de qualidade e acabamento”, afirma.

Pontualidade é compromisso na construtora, e para concluir as obras do Canopus Corporate até junho de 2012, a Canopus não se arriscou. Escolheu o profissionalismo reconhecido da Locabens, empresa com a maior frota de gruas para locação no Brasil e 50 anos de experiência no mercado.

O time da Locabens avaliou o projeto e as particularidades do empreendimento criteriosamente, para recomendar a implantação da grua Potain modelo MCi-85A, com torre de 120m e lança horizontal de 50m. “As gruas são um dos avanços tecnológicos indispensáveis para cumprir, com segurança e eficiência, o ritmo das obras do século XXI, e otimizar o transporte vertical de materiais e equipamentos, em edifícios cada vez mais altos”, comentou o diretor técnico da Locabens, Paulo Carvalho. “Aumentamos significativamente o nosso parque de gruas nos últimos 5 anos e podemos oferecer o melhor equipamento para cada situação. A MCi-85A, por exemplo, suporta até 5 toneladas de carga e é muito versátil. Oferece alto desempenho e implantação simples. É o equipamento ideal para cumprir o cronograma da Canopus, sem surpresas”, assegura Paulo.