Metrô paulista também conta com grua Potain.

No canteiro da próxima estação que será inaugurada em São Paulo, uma grua da frota Locabens opera sobre trilhos.

Em período de eleições, não faltam referências sobre grandes realizações e propostas ousadas para as metrópoles do país. E seja situação ou oposição, a aplicação do Metrô está sempre entre as prioridades, principalmente na maior cidade do Brasil. Nos canteiros de obras, a rotina de quem efetivamente constrói os projetos que a propaganda eleitoral mostra prontos, é bem menos simples do que comentam alguns candidatos. E competência técnica, em 3 turnos diários, é a realidade em muitas das futuras estações do Metrô de São Paulo.

No segundo semestre de 2013 o Governo do Estado irá entregar a Estação Adolfo Pinheiro, na zona sul da cidade. E sob a responsabilidade do consórcio formado pelas construtoras Construcap e Constran, o canteiro de obras de 30.500m², da futura estação do Metrô, funciona como uma indústria bem planejada. Quando finalizado, o empreendimento terá 23m de profundidade e 140m de comprimento, e para realizar as operações de transporte vertical de cargas em uma área tão extensa, os engenheiros responsáveis pela obra escolheram a eficiência da empresa líder mundial em gruas, aliada ao atendimento que apenas a proprietária da maior frota de gruas para locação no Brasil, pode oferecer. Segundo o diretor técnico da Locabens, Paulo Carvalho, o guindaste de torre Potain que o time da Locabens implantou e opera no canteiro dessa obra do Metrô, oferece versatilidade máxima, pois está montado sobre trilhos, e teve o seu alcance muito ampliado. “Para atender às necessidades dessa obra, sem que fosse necessária a utilização de duas gruas, a nossa equipe técnica sugeriu o modelo Potain MC175B, com lança de 50m de comprimento, e torre móvel, montada sobre trilhos”, comenta o engenheiro. “Essa grua pode movimentar cargas de até 8t, e na extremidade da lança, suporta 2,7t. Por isso, ao ampliarmos o raio de alcance do equipamento com 15m de trilhos, conseguimos atender o cliente, com economia, eficiência e muita segurança”, detalhou Paulo.

O projeto da nova estação prevê um complexo moderno, em que diversos aspectos sustentáveis foram planejados. Após a inauguração, a Estação terá 11 mil m² de área construída, com entrada de luz e ventilação natural. E segundo Paulo, também no período de obras a atenção com Sustentabilidade esteve presente. “Além da versatilidade de trabalho, a tecnologia embarcada em toda a linha Potain complementou o pacote de vantagens que a Locabens ofereceu ao consórcio Construcap e Constran”, afirmou. “A linha de gruas Potain desenvolvida para aplicações urbanas, oferece baixo consumo de energia, e sistema exclusivo que minimiza a emissão de ruídos, entre outras características exigidas em obras sustentáveis”, finaliza o engenheiro.

Após inaugurada, a Estação Adolfo Pinheiro irá receber 14 mil usuários por dia, e menos de dois anos depois, quando toda a Linha 5-Lilás do Metrô estiver em operação plena, a demanda diária nessa estação da zona sul deverá ser de 44 mil usuários.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Estação Adolfo Pinheiro do Metrô de São Paulo.
Tipo: Estação ferroviária.
Localização: Av. Adolfo Pinheiro, 384, bairro Jardim, São Paulo – SP.
Construtores: Consórcio Construcap e Constran.
Características: estação ferroviária do Metrô de São Paulo, com 11 mil m² de área construída.
Gruas Implantadas: grua Potain MC 175B.
Especificidades e Justificativa: Grua Potain de lança horizontal, para aplicação em ambientes urbanos. Implantação especial, sobre trilhos, dimensão da torre 1,6m² em base móvel com 4,5m², com altura até 44m, e lança de 60m (e montagem especial, usando torre de 2m², a grua pode usar até 60m de torre, sem necessidade de aconragens). Capacidade de carga entre 8t (em raio de 13,6m da torre) e 1,4t, no maior raio.
Alta velocidade operacional, versatilidade e mobilidade sobre trilhos, com excelente relação entre: curva de cargas x consumo energético x emissão de ruídos.
Início das Operações (Implantação): Dezembro de 2011.
Fim das Operações (Das Gruas): Maio de 2013.