I Tower Alphaville busca ‘selo verde’ em localização privilegiada
Takaoka-Odebrecht-Iguatemi finalizam torre corporativa erguida com Potain MC175.
Tamboré e Alphaville estão entre as regiões mais procuradas para a realização de novos empreendimentos imobiliários em São Paulo. E dessa vez, o impulso liderado por Alphaville virá dos imóveis corporativos, setor que estabeleceu crescimento de 640% em oito anos, de acordo com levantamento realizado pela Jones Lang LaSalle.
A torre corporativa I Tower e o Shopping Iguatemi Alphaville, projetos desenvolvidos em conjunto por Y. Takaoka, Grupo Iguatemi e Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, quando inaugurados, serão um só complexo corporativo e comercial, que ocupará quase 2,5 mil m² e receberá o nome Atlanta.
As obras da I Tower começaram no primeiro semestre de 2008 e serão finalizadas ainda em 2010. Para operar a movimentação vertical de cargas durante a construção dos 26 andares do edifício, a Odebrecht contou com o apoio da Locabens, empresa que representa a indústria de gruas Potain com exclusividade no Brasil, e é responsável por comercializar e/ou alugar as gruas, planejar a sua implantação e a operação durante as obras.
O edifício foi erguido em um terreno de 75.312 m² e propõe amplos espaços privativos, flexibilidade para junção de unidades, elevadores inteligentes, espaços para convenções e um heliporto, como algumas das facilidades que estão em fase de acabamento. O empreendimento almeja certificação ‘AAA’ (verde) através do sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental – na sigla em inglês), pois foi planejado e construído a partir do conceito Sustentabilidade, incorporando planejamento, estruturas e equipamentos atentos à preservação do meio ambiente, consumo racional de energia elétrica e água, entre outros.
O projeto do Atlanta foi idealizado em 1996 pelas três empresas, e a escolha da Locabens como equipe responsável pela movimentação de cargas não foi por acaso. Líder absoluta no mercado de locação de gruas, a Locabens acumula mais de 50 anos de experiência na área e respondeu pela operação das movimentações através de gruas durante a construção da maioria dos edifícios ‘AAA’ no Brasil. Segundo Heitor Monterizi, Engenheiro de Aplicações da Locabens, para operar no I Tower, a empresa recomendou a grua Potain MC-175B como equipamento ideal para proporcionar velocidade e capacidade de carga exigidas no empreendimento. “Implantamos a grua MC-175B na segunda quinzena de 2008 e o equipamento cumpriu muito bem o objetivo proposto. Com baixo consumo energético, ampliação ágil da torre até aproximadamente 150 metros de altura, e nenhuma interrupção ou atraso para assistência técnica. Operamos até maio de 2010, e finalizamos os trabalhos antes do prazo previsto”.
O trabalho da Locabens na I Tower Alphaville terminou e o edifício será inaugurado em breve. Mas a Empresa trabalha a plena carga no projeto anexo, onde outra enorme grua transporta materiais, equipamentos e estruturas pré-fabricadas para a construção do Shopping Iguatemi Alphaville, que completará o Complexo Atlanta.