Governo estuda implantar hidrovia no Piauí.
Ministério dos Transportes enviará técnicos para desenvolver projetos que viabilizem a navegabilidade em parte do Rio Parnaíba.
Para atender à determinação da própria Presidente, Dilma Rousseff, técnicos do Ministério dos Transportes farão visita de vistoria e detalhamento do projeto de navegabilidade em longo trecho do rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena e Guadalupe, na região sudoeste do estado do Piauí, divisa com o Maranhão.
O projeto de navegabilidade do rio Parnaíba, através de embarcações de pequeno calado e fundo chato, como ocorre no rio Tietê, em São Paulo, foi solicitado à Presidente pelo governador do Piauí, Wilson Martins, que também consultou empresários do setor de transporte por hidrovias, para determinar qual o calado necessário para movimentar mercadorias e grãos pelas águas do rio. O governador aposta na navegabilidade do Parnaíba para escoar a produção de grãos da região dos cerrados, em munícipios de 3 estados, para Teresina, de onde poderão sair para exportação pelos portos no Ceará, Maranhão e Pernambuco, ou passarem por processo de beneficiamento e industrialização.
Os técnicos do Ministério avaliarão mais de 800 km lineares do rio, incluindo o trecho represado pela Barragem de Boa Esperança-PI/MA, e o estudo preliminar será apresentado ainda em 2011.
Com mais de 40 anos de experiência no segmento ligado a transporte vertical de cargas e operações de alta complexidade, a Locabens participou na construção de diversas barragens, usinas hidrelétricas, pontes e até plataformas petrolíferas. Representante exclusiva da Potain no Brasil, a empresa possui a maior frota de gruas para locação no país, desenvolve projetos para implantação e operação de gruas, e oferece assistência técnica especializada, no Brasil e América do Sul.
Conheça algumas obras que contaram com o apoio das gruas da Locabens:
– Hidrelétrica Dardanelos – Aripuanã – MT
– Mini Hidrelétrica PCH Sete Quedas – MT
– Refinaria Paulínia Petrobras – Paulínia – SP
– Ponte Estaiada Paulicéia – Brasilândia – PR