Energia Termonuclear

Locabens participará da construção de Angra III.

A terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, complexo instalado na praia de Itaorna, em Angra dos Reis – Rio de Janeiro, será construída pela Andrade Gutierrez, uma das maiores empresas especializadas em empreendimentos de grande porte na América Latina.

Quando iniciar atividades, a nova usina terá potência elétrica bruta de 1.405 MWe, com capacidade para gerar até 11 milhões de MWh por ano – energia equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro – e será similar a Usina Angra II, em operação há mais de 8 anos. A experiência adquirida na construção da segunda usina comprovou a capacidade técnica das empresas nacionais para atuar com segurança no segmento. E para garantir precisão em todas as operações de movimentação vertical, tanto na construção quanto na montagem da planta, a Andrade Gutierrez deu preferência à equipe de profissionais da Locabens e aos equipamentos da Potain.

O prazo estimado para a conclusão de Angra III é de 5,5 anos, a partir do início da concretagem das fundações do edifício do reator, que começou em abril de 2010. No canteiro de obras, foi implantada um grua de lança horizontal Potain MC175-B, com altura inicial de 64m, e lança de 45m, uma grua de lança móvel MCR225-A (a primeira vendida no Brasil) e uma automontante hidráulica IGO36 e segundo Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens: “além dessas gruas, durante a construção, ainda serão implantadas mais duas Potain MC225-A e outras três MC205-B. O objetivo é assegurar eficiência máxima em todas as etapas da obra, através de operações precisas, de movimentação de estruturas e equipamentos”.

Além das obras civis, técnicos da Locabens também estarão presente durante a fase de implantação, que inclui a montagem eletromecânica, o comissionamento de equipamentos e sistemas. “Nossa equipe participará da implantação em Angra III por aproximadamente seis meses meses e, nesse período, cada operação será acompanhada de perto”, comenta Deise Leandro, gerente operacional da Locabens. “Durante toda a obra, faremos inspeções trimestrais nos equipamento afim de garantir sua melhor performance”, complementa.

“As oito gruas vendidas ao projeto Angra III foram entregues em tempo recorde, entre 30 a 45 dias após o pedido, cumprindo o ambicioso cronograma definido pelo cliente”, afirma Paulo Carvalho.

O local definido para a implantação das usinas em Angra é monitorado desde a década de 70, através de estudos e programas ambientais, seguindo as normas internacionais, e a construção de Angra III estará sujeita ao contínuo atendimento das exigências relacionadas ao Sistema de Qualidade para a Construção das Estruturas de ANGRA III, listadas no Relatório de Fiscalização RFCGRC-001/10.