Construção de ponte sobre o Rio Negro usa grua…

Construtora Camargo Corrêa adquire grua dimensionada pela Locabens para viabilizar obra de infra-estrutura no Estado do Amazonas.

As pontes estaiadas são estruturas cada vez mais comuns nas paisagens brasileiras, principalmente devido ao acesso às novas técnicas de engenharia, e aos materiais e equipamentos de última geração, adquiridos ou locados por grandes empresas do setor. Na região norte do país, a obra que está em desenvolvimento sobre o Rio Negro, reuniu o que existe de mais avançado, para estabelecer a conexão definitiva entre a capital amazonense e as cidades da margem direita do rio, interligadas pela rodovia estadual AM 070.

Incluindo as rampas de acesso nos pontos de chegada e saída, em Manaus e Iranduba, o projeto da ponte sobre o Rio Negro terá 3.505m de comprimento e 20,7m de largura, ou quatro faixas de trânsito. Serão 73 vãos livres, com extensão média de 45 metros entre os pilares. No trecho estaiado, a área livre para navegação terá dois vãos com 200m de largura e 55m de altura mínima, tornando viável a navegação de embarcações de grande porte sob esse trecho da ponte, mesmo no período de cheia do rio.

Para a construção do tabuleiro central, com 400m de extensão e sustentado por 104 estais em aço, e do pilar, que alcançará 182m de altura e será o primeiro em forma de diamante construído no Brasil, o Consórcio Rio Negro, formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Construbase, solicitou o apoio técnico da equipe Locabens, empresa especializada em implantação e operação de gruas para movimentação de cargas em empreendimentos de alta complexidade. E o departamento técnico da empresa, após avaliar as particularidades da obra, desenvolveu um projeto especial, que contemplou a comercialização de uma grua Potain modelo MC 235B, com lança de 65 m e capacidade máxima de carga de 10t, especialmente adaptada para a aplicação na construção da ponte.

“Como a área da obra fica no leito do Rio Negro, projetamos ancoragens especiais para a torre da grua, capaz de suportar telescopagem até 160m de altura, com implantação em um sistema de amarração baseado em apenas 3 pontos”, afirma Marco Carminatti, gerente de comercial da Locabens. “A opção por um modelo Potain era o que melhor se adequava às necessidades do projeto, devido à agilidade de trabalho, baixo consumo energético e vantagens operacionais oferecidas pelo conjunto de tecnologias embarcado nas gruas da marca. Outro importante diferencial foi o apoio técnico oferecido pelo time da Locabens, do projeto de implantação e início das operações, ao permanente acompanhamento pós venda, tornado-se fator decisivo para acrescentar mais esse grande empreendimento à lista de obras que se beneficiaram da especialização do time Locabens e das gruas Potain”, finaliza Carminatti.

Quando inaugurada, a nova ponte estabelecerá a circulação, por terra, entre Manaus e três importantes cidades da região: Iranduba, Novo Airão e Manacapuru. A localização do empreendimento foi determinada para oferecer inclinação inferior a três graus em ambas as rampas de acesso, o que permitirá tráfego de carros e veículos pesados de qualquer porte, e simplificará o transporte de cargas, atualmente realizado via balsas.