CONEXPO 2011

Locabens participa da Feira e planeja trazer novos equipamentos para o Brasil.

A edição 2011 da CONEXPO-COM/AGG foi aberta na manhã de ontem, 22, no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos, e entre outras atrações, acolhe o maior guindaste para todo terreno, atualmente em produção. O gigante de seis eixos, Manitowoc 16000, é exibido no stand do Manitowoc Crane Group (Gold Lot, #430), proprietário das marcas Manitowoc, Grove e National Crane (linhas de guindastes com configurações diversas), e da empresa líder mundial na fabricação de gruas, a Potain.

No Brasil, o representante exclusivo da Potain é a empresa paulista Locabens, que também estará presente ao evento de Las Vegas, para realizar a interlocução entre as experiências e necessidades das construtoras brasileiras, e os principais desenvolvedores internacionais de tecnologia específica para o setor Construção Civil.

O evento representa a maior reunião mundial de indústrias e profissionais do Setor, e segundo informações dos organizadores, nesta CONEXPO, há mais de 2 mil expositores, e a meta em 2011 é superar a marca dos 145 mil visitantes, estabelecida na edição anterior, em 2008.

Além da participação quase unânime das grandes empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, e de apresentar os principais lançamentos tecnológicos em produtos específicos, segundo Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens, o evento também é importante devido à programação de seminários e debates, estabelecida para facilitar a troca de conhecimentos. “São mais de cem eventos, abrangendo diversos tópicos que enfatizam tendências do setor e aspectos relacionados ao gerenciamento e à tecnologia aplicada”, comenta. “Entre eles, existe a Crane and Rigging Conference, que oferece oportunidade para troca de experiências com especialistas em gruas, guindastes e transporte vertical, envolvidos nos principais projetos dos Estados Unidos, Europa e Ásia”, ressalta Paulo.

O vice-presidente executivo da Manitowoc para as Américas, Larry Weyers, explicou que o Grupo levou muitas novidades para esta edição, e que uma das tendências do mercado é desenvolver equipamentos versáteis, mas que também atendam às necessidades específicas de setores que estão aquecidos. “Setores como Energia e Infraestrutura, em especial, estão em crescimento. E as pessoas que visitarem o nosso stand conhecerão alguns equipamentos que são perfeitos para atuar nesses empreendimentos”, afirmou Larry.

Ele explicou que o guindaste Manitowoc 16000 é um dos mais procurados para instalar turbinas eólicas na América do Norte, e que para atender à nova geração de turbinas, maiores e mais pesadas, a empresa desenvolveu acessórios que aumentam a capacidade do 16000. “A grua Potain MCT88 é outro destaque que levamos para a feira. Esse modelo, além de oferecer instalação ágil, apresenta grande diversidade de configurações e se adapta em aplicações diferentes. É uma grua par uso urbano, com capacidade de carga para operar com 4,99 toneladas métricas e alto desempenho”, conclui Larry, que ainda destaca a nova cabine Potain Ultra View, também em exposição na CONEXPO.

Paulo Carvalho, explicou que no momento de ascensão que o setor Construção Civil brasileiro atravessa, o principal objetivo da Locabens é oferecer equipamentos dimensionados para as necessidades específicas de cada cliente/empreendimento. “A Locabens possui a maior frota de gruas para locação do país, mas o nosso foco nunca foi quantidade. Reunimos um conjunto de equipamentos grande, justamente porque buscamos qualidade e variedade, para poder oferecer a grua ideal para os projetos dos nossos clientes, sempre”, afirma. “A idade média dos nossos equipamentos é inferior a quatro anos e temos gruas com alta tecnologia, prontas para operar em pequenos empreendimentos, e em construção de hidrelétricas, estádios e montagens de plataformas petrolíferas”, explica.

“Na CONEXPO, temos oportunidade de conhecer o que há de mais avançado em gruas, e certamente, muitas dessas novidades logo estarão disponíveis para locação e venda na Locabens”, conclui Paulo.

A feira começou nesta terça-feira, e deve receber a maior concentração de especialistas durante os dias 23, 24 e 25, em que estará em atividade entre 9h e 17h. No sábado, 26, funcionará até 15h, para atender visitantes interessados em novidades desenvolvidas nos Estados Unidos e em países como Alemanha, Canadá, China, Coréia, Espanha, Finlândia, Itália, Reino Unido, Brasil e Turquia, entre outros.