Arena Corinthians também receberá torres Potain.

Obras do estádio para a abertura da Copa usa expertise Locabens em etapa decisiva.

As primeiras semanas de 2013 testemunharam um momento marcante no empreendimento em que o Sport Clube Corinthians Paulista acolherá a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014. Após superar 60% do cronograma de obras previsto pela Odebrecht Infraestrutura, a instalação dos módulos de suporte no prédio leste, em 30 de dezembro, inaugurou a etapa mais complexa da construção da sonhada arena alvinegra: o início da instalação da cobertura do estádio.

Responsável pela coordenação da montagem da estrutura em concreto, aço e vidro, o engenheiro Agnaldo Lima da Silva Filho, explicou que a cobertura apoiada nas arquibancadas leste e oeste do estádio, reunirá 80% da estrutura metálica do estádio, e após a sua conclusão, vidros fabricados na Itália a completarão, assim como as fachadas e telão no prédio leste. “Essa etapa da obra tem a sua complexidade, é um desafio que tentamos vencer com profissionais capacitados e máquinas que possibilitam conforto e a segurança necessária” afirmou.

Profissionais capacitados, equipamentos e parceiros de trabalho com experiência comprovada em projetos de alta complexidade, são elementos constantes nos canteiros de obras da Odebrecht. E para colaborar na montagem da cobertura “que dará números finais” à joia arquitetônica criada pelos escritórios Coutinho, Diegues e Cordeiro e DDG, o time de Agnaldo aprovou o projeto da equipe de engenheiros da Locabens, para o cimbramento que suportará a montagem das coberturas até as laterais do estádio.

O diretor técnico da Locabens, Paulo Carvalho, afirmou que entre os diferenciais que a solução proposta pela engenharia da Locabens e apresentada à Odebrecht, a velocidade de instalação e a simplicidade da solução, favoreceram a Locabens na concorrência. “O projeto que propusemos é composto, basicamente, por torres de gruas. Ou seja, elementos construídos para oferecer alta resistência e capacidade para suportar esforços nas operações de gruas, com a característica adicional de rápida montagem”, explicou Paulo.

A frente dos projetos que incorporaram características estruturais para adequar o estádio do Corinthians ao conceito de Sustentabilidade e racionalidade no consumo energético, o escritório do arquiteto alemão Werner Sobek também responde pela a cobertura da arena. E segundo Paulo, foi baseado em informações fornecidas pela equipe na Alemanha que os engenheiros da Locabens fizeram os cálculos do seu projeto de cimbramento. “Nós dedicamos o mesmo expertise técnico que usamos em projetos para implantação de gruas em operações de alta complexidade, como pontes e plataformas de petróleo, no projeto desenvolvido para a Odebrecht” comentou Paulo. “Toda a estrutura móvel proposta foi simulada em avançados programas de cálculo estrutural, e cada detalhe analisado com base nas reações informadas pelos arquitetos alemães”, informou. “Como representantes exclusivos das líderes Potain e Alimak Hek, mantemos um time muito capacitado e experiente em construir soluções com trabalho compartilhado entre diversas equipes de engenharia” concluiu o diretor.

As operações para implantação das bases das torres começaram em fevereiro e as primeiras torres Potain serão montadas em março. O cronograma de trabalho da equipe coordenada por Agnaldo prevê que cobertura do estádio mais importante de São Paulo esteja finalizada em novembro. E até lá, será possível acompanhar cada progresso da montagem através de fotografias e câmeras da Odebrecht, que registram a movimentação das obras paulistanas.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Arena Corinthians.
Tipo: Arena Multi Uso.
Localização: Av. Miguel Inácio Curi, s/n, bairro de Itaquera, São Paulo, SP.
Construtores: Odebrecht Infraestrutura.
Características: Construção de arena multiuso com capacidade para 48.000 espectadores.
Gruas Implantadas: Somente torres Potain L68B3.
Especificidades e Justificativa: Projeto especial de cimbramento com torres de gruas de lança horizontal Potain, modelo L68B3, montadas aos pares e com contraventamentos laterais. Ao todo, serão montados 900 metros lineares de torre, 480 inserts de fundação e outras peças.
Início das Operações (Implantação): Março de 2013.
Fim das Operações (Das Gruas): Outubro de 2013 (previsão).