12 gruas operando em 2 turnos nas obras do…

Gruas Potain cobrem mais de 90% da área em obras
e aceleram o cronograma do projeto.

A construção do estádio de futebol que abrigará sete jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, em Brasília, já superara 60% do cronograma. E no canteiro localizado na asa norte da cidade planejada pelo urbanista Lúcio Costa, 12 guindastes de torre Potain auxiliam mais de 3 mil operários, em dois turnos diários, com folga apenas aos domingos.

A previsão para entrega da obra de construção civil é 31 de dezembro, e segundo o Consórcio Brasília 2014, formado por Construtora Andrade Gutierrez e Via Engenharia S/A, o cronograma está em execução conforme foi planejado.

No dia a dia do empreendimento, entre o trânsito frenético de caminhões betoneiras, caminhões-bomba e longas mangueiras injetoras de concreto, os diferentes modelos de gruas Potain implantados pela Locabens e pela empresa Construservice, alcançam 92% da área em obras. Na área externa, há oito gruas Potain, modelos: MC 115B, MC125, MC175B e MC205B, todas equipadas com torres de 2m², configuradas pelo time de planejamento da Locabens, para superar 50m de altura sem necessidade de ancoragens. E na área interna, circundando o antigo gramado do Mané Garrincha, outras quatro grandes gruas Potain MC 310K12, com lanças de 60m de comprimento, trabalham na arena que já ostenta prontas, a estrutura das arquibancadas inferiores e intermediárias.

Entre outras peças fundamentais do projeto, as gruas Potain auxiliaram na construção dos 288 pilares do estádio. Nessas operações, esses guindastes de torre içaram armações tubulares de aço com 1,3 m de diâmetro e 5,8 m de comprimento, que foram sobrepostas sobre os pilares, uma a uma, até que cada estrutura alcançasse 45 metros de altura.

Ao longe, quem cruza a cidade através do Eixo Monumental, inaugurado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, identifica apenas as 12 enormes torres Potain, amarelas, e os pilares que circundam a arena, projetada para ser a primeira da América do Sul a receber certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida às edificações com alta performance ambiental e energética.

O empreendimento será definitivamente inaugurado em abril de 2013, e a partir de então, o novo estádio será o palco para diversos eventos de grande porte. Entre eles, a abertura da Copa das Confederações, a disputa do terceiro lugar da Copa 2014, e jogos de futebol das Olimpíadas de 2016, entre outros.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília.
Tipo: Arena Multi Uso.
Localização: Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, Asa Norte, Brasília-DF.
Construtores: Consórcio Brasília 2014 – Construtora Andrade Gutierrez e Via Engenharia S/A
Características: Arena multi uso com capacidade para 75 mil espectadores, certificada como edificação com alta performance ambiental e energética.
Gruas Implantadas: Gruas Potain MC 205B, MC 175B, MC 115B, MC 310K12 e MC125.
Especificidades e Justificativa: Especialmente as gruas que se localizam no lado externo do estádio foram configuradas com torres especiais, afim de atingir a maior altura livre sem ancoragens, e suprir as necessidades específicas desse projeto.
Início das Operações (Implantação): Junho de 2011 (as primeiras gruas).
Fim das Operações (Das Gruas): Dezembro de 2012.